domingo, 18 de outubro de 2015

Escola Estadual Coronel João de Souza Campos O Afeto na Escola

Folder entregue motivacional do evento para os alunos


O Afeto na Escola 

A Escola Estadual Coronel João de Souza Campos realizou para os Segundos anos do Ensino Médio uma aula diferenciada, ou seja, uma aula em que o diálogo e a conversa foram o centro do processo didático – como afirmava o velho Sócrates: “o diálogo como um processo de conhecimento”. Em nosso tempo contemporâneo, as relações humanas são intensas e ao mesmo tempo efêmeras. O ser humano afeta e consequentemente é afetado pelo outro. “Somos um nó de relações”. As relações humanas envolvem: a amizade, o amor, a felicidade, a infelicidade, o sexo e tantos outros sentimentos profundamente humanos que nos afetam. Para dialogar com os alunos, a Escola convidou dois professores: (Prof. em Sociologia e Bacharel em Direito Emerson de Jesus Pires, Prof. Ms em Filosofia,


Mateus Brilhadori de Oliveira e Prof. em Letras Ederson Lúcio da Costa Ocanha) para debaterem a Temática: “A questão do afeto na Contemporaneidade”. Estes pensadores abordaram o conceito de Afeto Contemporâneo e seus desdobramentos na vivência humana e inclusive as implicações dos afetos no ambiente escolar. Vimos que a Escola não pode deixar de pensar e analisar o afeto, uma vez que os jovens e crianças estão constantemente afetando e sendo afetados uns aos outros. Estes pensadores em suas reflexões apontaram sobre as relações humanas que podem ser vista com uma relação pessoal, intensa, viva e cheia de amorosidade (Eu-Tu) ou em uma relação coisificada em que o outro é apenas um objeto (Eu-Isso). É no plano das relações humanas coisificadas que desencadeiam os conflitos. Na relação humana surge a amizade, compreendendo o outro como um companheiro (aquele que come do mesmo pão) permitindo na troca de subjetividades suportarem na trajetória das existências as peripécias que são inevitáveis. “A amizade anda pelo mundo anunciando a todos que devemos trazer alegrias uns para os outros”. Além da amizade, o ser humano vivencia o amor como um encontro profundo de subjetividade e troca de fantasias. O que alimenta o amor é a fantasias. Assim, o sexo é a partida das fantasias humanas. Não se trata apenas de questões corpóreas, mas da imaginação e criação humana. Mas, as relações humanas não são só amizade e amor, mas a contínua tensão entre amizade/inimizade, amor/ódio, felicidade/infelicidade – A vida é um pulsar de afetos e apreendermos a viver ou conviver com estes. O debate nos levou a compreender que conviver com o outro consiste em fazer do afeto uma arte. O afeto é belo e profundamente humano. Só existe vive ser for afetada.


Preparativos para a Mesa Redonda – o protagonismo juvenil na EE Cel. João de Souza Campos – Alunos do 3.º Ano do Ensino Médio.




A gestão democrática e participativa: afetar o outro e ser afetado pelo outro




Professores e funcionários participantes - educando e educadores formam um equipe. Uma questão de afeto.


AMesa Redonda:





A participação dos alunos: socialização do saber e aula diferenciada.

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